Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Acabo de conversar com uma amiga galesa que reside na zona das Caldas da Rainha, e que é naturalmente pela permanência dos britânicos na União Europeia. E, o que eles tem nas suas mãos, i.e, o resultado do referendo de hoje, é duplamente importante.
É importante para a União Europeia e é sobretudo importante para eles. Caso a sondagem seja fiável, e tenha lugar a vitória do "Remain" ("Permanecer") com cerca de 52% dos sufrágios, o futuro dos ilhéus é sombrio.
A Sylvia argumenta: “António, com o país dividido ao meio, não será isto o prenuncio de uma guerra civil?” Sim, ela tem razão. O resultado é assustador. Porém, e a meu ver, um ponto de vista com o qual ela concordou absolutamente, este resultado só interessa aos ingleses. Este é um problema de Londres, já que os demais estados que compõe o Reino Unido – e com a Escócia à cabeça – pretendem a manutenção, e num outro patamar a sua própria independência, levando ao fim desta união secular. Seja como for, mesmo não sendo bruxo nem adivinho, não é difícil imaginar como “serão os dias de amanhã” no reino de Sua Majestade. Estes serão seguramente interessantes de serem seguidos. Diria entusiasticamente seguidos. Até porque uma provável secessão é um incentivo a que outros estados europeus sigam as mesma peugadas, ou seja, levando porventura a algo que há muito defendo: uma "Europa de Cidadãos"!