Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Tenho estado a ler um dos ensaios da Fundação Francisco Manuel dos Santos da autoria do politólogo Carlos Jalali sobre Partidos e sistemas partidários. É um ensaio, e nessa qualidade vale o que vale. E por ter sido publicado recentemente, em Abril, não dá o devido enfoque à eleição de Emmanuel Macron e, muito menos, ao sucesso do seu movimento político: La République en Marche (A República em Marcha).
Tal como na vitória nas presidenciais, parece que está a ocorrer em França uma revolução política, tendo castigado os partidos tradicionais, em particular os socialistas. Algo muito parecido com o que aconteceu em Portugal, nos idos anos 80, com o sucesso (temporário) do Partido Renovador Democrático.
Emmanuel Macroné é um fenómeno que seguramente irá dar campo, entre os cientistas políticos, a muitos estudos. É uma clara vitória do centro político em França e, para mim, um rasgo de esperança: sempre me considerei um centrista. Defendo que é no centro que está a virtude. Só o centro é o antídoto às ameaças populistas que assustam quem, como eu, acredita no projecto europeu!