Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
"Porque ele era afinal um fraco, teria casado com todas as que o fitassem com belos olhos marejados, acobardava-se, prometia, enredava-se nas mais ingénuas ciladas do amor, se uma mulher se lhe apresentasse como uma vítima indefesa e se lhe rendesse."
"Maria não mudara nada; era a mesma menina que sob o orgulho oculta uma lealdade sem limites, e possuía essa feição dos tímidos que erradamente se confunde com velhacaria"
"O seu egoísmo fazia-o infantil, e das dores que ele próprio motivava restava-lhe na consciência um sabor de injustiça por qualquer mínima represália."
"Maria só sacrificava a prudência a uma história de honra"
"O medo provém dum certo cultivo da imaginação, de consideração extrema pela vida, que é coisa distinta do amor por ela; considerando-se aquilo que se teme perder, mas amar é sempre um estado de audácia, de êxtase, situação de jogador que lança os seus dados e arrisca."
"O amor é um estado de lucidez e de vidência. Aquele que ama é implacável"
"Mercê dum sentido finíssimo para se embrenhar nos fenómenos da natureza humana ou simplesmente do meio vital, com os elementos, suas causas e efeitos, depressa adquiriu uma sabedoria profunda acerca de todos os ritmos da consciência, do instinto, das forças telúricas que se conjungam no fatalismo da continuidade. Conhecia os homens sem o aprender jamais. Sabia uma por uma qual a reacção que correspondia a determinado tipo, perante determinado facto".
"... como o que pressente na atmosfera a confiançae atraição, assim ela viva, intensamente adaptada com essa capacidade selvagem de defesa, de astúcia, de previsão e pré-conhecimento da vida e das coisas e que o homem civilizado, unido em rebanhos pacíficos, amparado em convenções artificiais, vai perdendo ou nunca desenvolve por completo. Simples era, portanto, para ela atingir uma ascendência espiritual sobre todos aqueles para quem essas qualidades inatas só poderiam significar símbolos de magia. Aos poucos ela foi ganhando títulos de adivinha."
"Um homem bronco até ao inverosímil", as frases da Agustina são um estrondo