Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Os jornalistas só sabem dar exemplos de como o Facebook influenciou as eleições norte-americanas. Todos os exemplos que oiço são a justificar o uso do Facebook para a eleição de Trump. Como se sem Facebook tivesse ganho a Hillary Clinton. Acredito.
Como se os democratas não tivessem usado o Facebook para apoiar Hillary. Para os media o Facebook só foi usado pelos apoiantes de Trump e é responsável pela eleição (induzida?) do presidente dos EUA.
É assim tão dificil de aceitar que Donald Trump foi eleito como qualquer presidente dos EUA o foi até hoje? Isto é, democraticamente.
Agora uma coisa é certa, a polémica que envolve a apropriação de dados de mais de 50 milhões de utilizadores do Facebook por parte da Cambridge Analytica vai despoletar os mais variados debates sobre o papel de rede social na gestão e proteção de dados privados e pode ser o principio do fim do Facebook. Se começamos a entrar no radicalismo de que não é possível usar o Facebook para "influenciar" opiniões, a rede social fica encurralada em apertadas leis que limitam a liberdade de expressão. Isto é sobretudo um risco para a Europa.