Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Nota 1
Foi criada na União Europeia a ideia que a construção europeia chegou ao cume da montanha, e que, doravante, tudo rolaria sobre rodas. Trata-se de um grave erro, natural em políticos incultos e sem uma mínima ideia da História da Europa e dos Europeus. A História da Europa não é – como nunca foi – um dado adquirido, antes pelo contrário, pelo que seria urgente oferecer aos nossos dirigentes um pequeno e profundo ensaio sobre Nós: “ Europa: Uma Aventura Inacabada” (2004) de Zygmunt Bauman (1925). Com efeito, e passados 10 anos sobre a edição deste livro, os acontecimentos políticos do passado domingo na Grécia demonstram que a montanha pariu um rato. Nada está naturalmente perdido (embora Bruxelas e as chefias europeias desconfiem) é tão-somente mais um ajuste numa brilhante e longa história!
Nota 2
Dizem que a direita e a esquerda são como o azeite e a água, não se misturam... Enfim, isto é uma certeza popular, com provas cientificas. Falo da água e do azeite... porque os gregos querem provar que , ao fim e ao cabo, a esquerda e a direita podem coabitar.. Enfim, na Grécia tudo é possível!
Nota 3
Ouvir Catarina Martins a falar no rescaldo da vitória do Syriza até parecia que foi ela quem ganhou as eleições, e eu até senti arrepios... Mas não foi. Por outro lado, já se conhece o futuro homem forte das finanças gregas e não me parece, a ver pela notícia, que seja tão radical quanto isso.