Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
A Rússia fecha fronteiras a partir das 00 horas de domingo.
O Reino Unido admite pedir a maiores de 70 anos que se auto-isolem durante quatro meses.
Trump proíbe voos da União Europeia para os EUA. A medida entrará em vigor à meia-noite de sexta-feira (13) e valerá por pelo menos 30 dias. O Espaço Schengen inclui 22 países da União Europeia (as exceções são Bulgária, Chipre, Croácia, Irlanda e Roménia), além de Islândia, Liechtenstein, Suíça e Noruega. O Reino Unido não faz parte do grupo.
A restrição valerá para todos os cidadãos estrangeiros que tenham estado em alguns desses países nos 14 dias anteriores à sua chegada aos EUA, com exceção de residentes permanentes ou familiares próximos de americanos.
Estados Unidos proíbem viagens do Reino Unido e Irlanda. As viagens para os Estados Unidos da América (EUA) a partir do Reino Unido e da Irlanda vão ser restritas a partir de terça-feira, à semelhança das medidas tomadas sobre o espaço Schengen, Irão e China.
República Checa encerra fronteiras a partir de segunda-feira. Também a Eslováquia fechou as fronteiras e declarou o estado de Emergência. As pessoas que regressem dos países afetados e não façam quarentena podem ter de pagar uma multa de 1.650 euros.
Noruega anuncia encerramento de aeroportos, o último país a decretar controlo de fronteiras. Vários países europeus suspendem o acordo de Schengen, a primeira vez que tal acontece por razões de saúde. Países como Suíça, Eslováquia, República Checa, Polónia ou Dinamarca decidiram encerrar fronteiras total ou parcialmente.
Sete dos 26 países que constituem o Espaço Schengen já fecharam as suas fronteiras para conter o avanço do Covid-19 e testarem medidas de confinamento das populações de forma mais acentuada. Há outros dois países que, apesar de não fecharem portas, aplicam medidas de isolamento a quem entra.
António Costa e Pedro Sánchez preparam reunião sobre possível fecho de fronteiras entre Portugal e Espanha.
França encerra estabelecimentos “não essenciais à vida do país” a partir da meia-noite.
Espanha toma medidas drásticas e limita circulação de pessoas.
Governo determina encerramento de todos os bares às 21h00 até 9 de abril.
Marrocos suspende voos de e para Portugal.
França e Bélgica proíbem abertura de bares, cinemas e boîtes.
Vaticano fecha Praça de São Pedro aos fiéis na semana da Páscoa.
Estónia à Austrália o mundo aciona planos de acção contra pandemia.
Austrália força auto-isolamento a quem chegue do exterior.
Viajantes que cheguem à China em quarentena a partir de 2.ª feira.
Igreja Católica suspende missas em Portugal.
Polícia alemã faz controle de coronavírus nas fronteiras com Luxemburgo.
Alemanha. Foi intensificado o controlo nas fronteiras desde terça-feira. Alemanha fecha fronteiras com França, Suíça e Áustria.
Itália: Há polícias nas ruas a controlar todos os movimentos.
Itália. O segundo país do mundo mais afetado pela doença, a seguir à China, tem todas as escolas, universidades, lojas e restaurantes encerrados até pelo menos 3 de abril, com exceção de supermercados e farmácias. E as pessoas só podem sair de casa por motivos considerados de primeira necessidade.
China: Há agentes a medir a temperatura com termómetros à entrada dos supermercados, nas estações de metro. Nos condomínios residenciais o porteiro do prédio mede temperatura.
Em Portugal Governo avisa que violação das ordens é crime de desobediência. O Governo português decidiu igualmente proibir o desembarque de passageiros de navios de cruzeiro, exceto dos residentes em Portugal, e limitar a frequência nos centros comerciais e supermercado.
Desobediência às restrições que continuam até 9 de abril são crime.
O Governo de Portugal decretou na quinta-feira o Estado de Alerta, colocando os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão. Foram igualmente suspensas, a partir de segunda-feira, as atividades lectivas e restringido o funcionamento de discotecas e similares e suspensas as visitas a lares em todo o território nacional.
Governo português fecha escolas, discotecas e reduz lotação de restaurantes.
Jordânia proíbe entrada de turistas da Espanha, Alemanha e França.
Hungria. Há postos de controlo fronteiriço com a Áustria e a Eslovénia. Pessoas provenientes de Itália não entram no país.
Um vírus chegou para provar que a liberdade é um mito. Desde que nascemos que temos condicionantes à nossa liberdade. A liberdade é um ideal a perseguir, mas nunca foi um valor absoluto. A ideia de que somos completamente livres e que isso é uma conquista irreversível nunca passou de um mito. É o verdadeiro ópio do povo.