Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Cristina não quis desprezar ninguém

por Maria Teixeira Alves, em 31.07.13

Eu sei que é apenas um pormenor, e não invalida que as declarações de Cristina Espírito Santo a um jornal tenham sido inconvenientes. Mas aquilo é uma expressão que se diz há anos na Comporta e não tem a carga de Maria Antonietta que lhe estão a dar. A frase é esta: "Soltróia onde os pobres brincam aos ricos; Comporta onde os ricos brincam aos pobres". Isto porque as pessoas com menos dinheiro vão para Soltróia que é mais barato, igualmente giro e tem resorts (empreendimentos). E os Espírito Santo vão para a Comporta que são casinhas de madeira em cima dos arrozais. São casinhas giras mas sem luxos, é por isso que se diz essa frase. Soltróia e Comporta são ao lado uma da outra.

Claro que NÃO se pode dizer isto numa entrevista, porque vai ser lida por pessoas que não sabem deste private statement de quem vai de férias para lá. Mas enfim, apesar de ser inconveniente ter dito, acho que não o disse com uma intenção de desprezar ninguém.

 

P.S. Provavelmente esta explicação não comove os leitores do Daniel Oliveira, que preferem ver o odioso na "beautiful people", mas pelo menos fica a tentativa.

publicado às 13:56


18 comentários

Sem imagem de perfil

De Pedro Alves a 31.07.2013 às 14:38

Esclarecimento acerca de riqueza :

http://www.forbes.com/billionaires/

http://www.bloomberg.com/billionaires/
Imagem de perfil

De aespumadosdias a 31.07.2013 às 18:55

A última vez que fui à Comporta, já lá vão 2 ou 3 anos, não me senti lá muito bem. O ano passado aconteceu-me o mesmo em Positano. Deve ser por isso que prefiro as praias da Costa de Caparica.
Sem imagem de perfil

De jose a 31.07.2013 às 21:49

Dizer tal numa altura de miséria,de tantos sofrimentos,pode incendiar os desesperados,não lhe parece?Essa tal senhora não precisa de defesa,apenas de bom senso,bom senso,já nem digo compaixão.
Sem imagem de perfil

De Renato a 01.08.2013 às 10:40

Maria, ninguém tem nada a ver com os "private statements" de quem que que seja. Isso não tem nada a ver com o assunto, private é private. O relevante é que a senhora achou muito bem dizer numa entrevista que brincava aos pobrezinhos. É falta de pudor e de sensibilidade. Isso não lhe diz nada? A senhora não é má, é apenas um pouco tonta e insensível. Ficou magoada com as criticas? Paciência, já não é uma criança que pode dizer o que lhe vem à cabeça.
Mas brincar aos pobrezinhos não é passar férias na herdade da Comporta, é ir para um parque de campismo na Caparica. Não concorda comigo? Está a ver a diferença?
Imagem de perfil

De Maria Teixeira Alves a 01.08.2013 às 23:57

You´re snob, after all!
Sem imagem de perfil

De Renato a 02.08.2013 às 13:17

Eu, snob? Seria snob se desprezasse o parque de campismo. Mas é nesses sítios que passo férias, porque não tenho dinheiro para ir para a Comporta. Acredite que todos os pobres gostariam de passar férias como os “pobrezinhos” da Cristina Espírito Santo. Acha mesmo que passar férias na herdade da Comporta é como viver como os pobrezinhos? Os melhores resorts de luxo de praia do mundo, são assim, não são blocos de hotel. Isso é turismo de massa para a classe média. É por isso mesmo que um lote ou uma dária nesses sitios é bastante mais caro. Sendo economista, ao que julgo saber, como é que não percebe essa lei do mercado tão básica?
Imagem de perfil

De Maria Teixeira Alves a 03.08.2013 às 10:34

Acho que está a confundir a simplicidade com o gosto. Pode-se ter pouco dinheiro e não passar férias em parques de campismo. Com o mesmo dinheiro que, imagino eu, se gaste num parque de campismo pode-se ir para as praias mais perto por exemplo. Acho que ir ou não para parques de campismo é uma questão de gosto. Por isso é que disse que era snob, porque arruma as pessoas todas que têm pouco dinheiro numa categoria de gosto.
O que não é verdade.
Depois dá a ideia que não conhece a Comporta, porque se for à praia da Comporta, por exemplo, vê imensos alentejanos de Alcácer, pessoas sem luxos.
Há outras praias, mas o que torna os sítios chic ou não são as pessoas e não os preços das coisas.
Eu acho um disparate a frase da Cristina Espírito Santo, mas é importante esclarecer que a ideia de "brincar aos pobres" nessa frase tem a ver com a falta de luxo das casas. Claro que não têm o sentido de gozar com as pessoas sem dinheiro. Mas repito, a frase da Cristina é um disparate dado contexto, mas não quis desprezar ninguém, estou certa.
Imagem de perfil

De Maria Teixeira Alves a 03.08.2013 às 10:36

*não tem o sentido
em vez de não têm
Sem imagem de perfil

De Renato a 03.08.2013 às 20:03

Maria, eu estou a falar no preço. Ainda não percebeu? As pessoas simples de Alcácer do Sal não têm dinheiro para comprar aqueles lotes na Herdade da Comporta. Quer explicar-me porquê, ou não lhe dá jeito? Acha que uma coisa com tanta "simplicidade" é tão cara? Simplicidade tem um terreno que eu tenho.
Sem imagem de perfil

De Renato a 01.08.2013 às 11:48

Série “casinhas de madeira para brincar aos pobrezinhos”, começando pela Comporta.

http://www.herdadedacomporta.pt/pt/real-estate/lotes-de-terreno/casas-da-peninsula/

http://www.herdadedacomporta.pt/pt/real-estate/lotes-de-terreno/casas-da-ilha/

http://www.pestana.com/pt/pestana-angra-hotel/pages/home.aspx

http://www.elegantdestinations.com/mauritius/villa/luxury-villa/island-villa.html

É uma dor de alma. Tal e qual como os pobrezinhos, como se pode ver. É por isso que compram cada lote a mil euros, a prestações, ou pagam diárias de vinte euros.
Imagem de perfil

De Daniel Oliveira a 03.08.2013 às 13:43

A senhora é tão deslumbrada
Imagem de perfil

De Maria Teixeira Alves a 03.08.2013 às 17:26

Aí eu é que sou deslumbrada Daniel Oliveira? Olhe lá bem para o espelho? Huummm! Eu podia estar aqui a confrontá-lo com o seu deslumbramento social, recente, porque nunca o vi em lado nenhum nem na sua infância nem na sua adolescência. Mas não me apetece cair na tentação de ser igual a si. Pouco educadinho.
Imagem de perfil

De Maria Teixeira Alves a 03.08.2013 às 17:32

A propósito, o que fez à crónica anti-Cristina Espirito Santo que tinha no Blog do Expresso e no seu blog? Desapareceu? Foi convencido a apagar?
Imagem de perfil

De Maria Teixeira Alves a 03.08.2013 às 19:11

:) LOL


Sem imagem de perfil

De Paula a 07.08.2013 às 00:35

Maria, o plural é os Espírito Santo, o Santo não passa a Santos, que é outro apelido português!

vidademulheraos40.blogspot.com (http://vidademulheraos40.blogspot.com/).
Imagem de perfil

De Maria Teixeira Alves a 07.08.2013 às 02:18

Tem toda a razão. O correcto é os Espírito Santo. Assim com os Mello. Escrevi como se fala e não com a forma correcta. Tenho a mania de pôr plural nos apelidos Espírito Santos, Mellos , Almadas , mas não é obviamente a forma correcta. Obrigada.
Sem imagem de perfil

De B. a 13.08.2013 às 08:38

O conteúdo do post encaixa perfeitamente com a primeira impressão que o blog deixa.
Imagino que viva no profícuo mundo da hipocrisia pró-burguesa. Ou que tente lá chegar.
Não lhe preconizo grande sucesso com essa destreza mental, mas elogio-lhe o sorriso, que já deve ter capitalizado muito.

Eu não sabia quem era a personagem que proferiu tais aberrantes declarações, pronto, agora sei que é mais uma "tia" que nunca fez nada na vida a aparecer numa revista com selo do "Expresso" porque sim...

E é tão burra que diz semelhante atrocidade.
E ninguém ficou mais furibundo com tal coisa do que quem "trabalha" e dá a cara para dar sustento a pessoas como essa Cristina, que passeiam os apelidos, de cabeças ocas remendadas.
Falo de quem gere e explora os recursos da família, bem a montante dessa cristina, que os suga.

E aqui não está em causa a Comporta, a frase ou o momento em si, a estupidez da pessoa que nunca fez nada na vida.

Se você anda na rua, conhece mesmo que superficialmente, um pouquinho de todas as realidades...
Facilmente constatará que a insensibilidade grassa dentro da elite económica, coisas como valores ou honra desaparecem de qualquer escalão social, o país caminha aceleradamente para o maior abismo da história e um país que viu a sua classe média eclipsar-se em poucos anos estará bem encaminhado para um confronto anárquico.

Estes "pingos de chuva" que nada são nem nada merecem, historicamente despoletaram acontecimentos muito importantes e significativos, em copos muito cheios até uma qualquer cristina sem nada na cabeça e que nunca fez nada na vida pode marcar um acontecimento histórico.

Houve muitas cristinas mentecaptas destas que hoje estão marcadas na história e muitos "pingos de chuva" destes que mudaram o rumo de países e impérios.

Uma dica: se quer picar ou degladiar-se com um daniel oliveira, seja mais inteligente e magnânime, a imagem que faz transparecer não parece nem muito adulta nem muito astuta.

E até gostaria que soubesse fazê-lo, pois não gosto da personagem (DO), que tem tanto por onde se lhe bater de knock out...

Mas quando se pega num pingo de chuva destes, defendendo por hipocrisia e uma escala de valores invertidos, uma perfeita mentecapta que tem tudo menos um espírito santo ou recomendável,...

Só podia dar nisto.

Boa sorte para o futuro. Todos precisamos.
Imagem de perfil

De Maria Teixeira Alves a 13.08.2013 às 10:21

Acho que ninguém que veja a realidade dessa forma redutora que é a luta de classes pode chamar burro a ninguém. Quem tenta resumir as pessoas a estereótipos não pode avaliar a inteligência de ninguém. Ser inteligente implica não ter ideias feitas sobre nada.

Comentar post




Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2011
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2010
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D
  196. 2009
  197. J
  198. F
  199. M
  200. A
  201. M
  202. J
  203. J
  204. A
  205. S
  206. O
  207. N
  208. D




Links

Blogs e Jornais que sigo

  •