por António Canavarro, em 04.02.13
Eu devo ser muito estupido, provavelmente de estar nesta questão de acordo com os mais incrédulos, mas não consigo compreender a nomeação de Franquelim Alves como Secretário de estado. Espero que não seja um desnecessário tiro nos pés de Pedro Passos Coelho!
7 comentários
Eu não percebo e ele também não. Aliás João Lemos Esteves termina a sua crónica para o Expresso, de forma particularmente irónica:
"(...) Passos Coelho quer mesmo continuar a liderar o Governo de Portugal? Com estas atitudes, parece que está a pedir aos portugueses para o mandarem embora...Só falta mesmo designar Oliveira e Costa para Ministro das Finanças e Dias Loureiro como Secretário de Estado de Miguel Relvas! Admirem-se..."
Nota: Franquelim Alves ao que saiba não foi acusado de nada, no entanto a suas ligações à SLN não são nada recomendáveis, pelo que pergunto se na sua área política, a social-democracia, não existe outra pessoa capaz para essas funções?
De Anónimo a 04.02.2013 às 11:09
Que decisão mais coxa!
Tu estás sempre do lado do senso comum....
Já pensaste em te alistares no Bloco de Esquerda?
Isto não mereceria resposta. Mas como és tu eu respondo.
1/ Eu disse no meu comentário que o senhor não é culpado e/ou indiciado de algum ilícito. E eu sei, como tu sabes, que alguém sem ser condenado é um presumível inocente. O que disse ou se fui pouco claro queria dizer é que Passos fez uma escolha arriscada tendo em consideração o impacto que esta escolha tem na opinião pública.
2/ Tu és uma empresária irias contratar alguém sob quem caiem (mesmos que infundadas) suspeitas?
3/ Por estar preocupado com o futuro do país, e porque sou próximo ideologicamente do PSD, é que faço esta questão. Há mesmo necessidade de o ter como Secretário de Estado.
António,
Não precisavas de responder, o que tu respondeste é o que responde muita gente, a maioria que cede à propaganda das ideias feitas e fabricadas pela oposição.
Respondo-te à pergunta 2- claro que contratava ou achas que eu ligo alguma coisa às intrigas e tricas que dizem sobre as pessoas?
Vou responder-te a todo o post com isto. Existe uma lei que é aplicada pelo Banco de Portugal, que se chama RGICSF, que no artigo 30º define quando é que um gestor de um banco perde a idoneidade. É o Banco de Portugal que retira a idoneidade. O Franquelim Alves esteve na SLN para fazer a reestruturação, é como disse e bem o Primeiro Ministros, só porque uma pessoa esteve no BPN não é imediatamente criminosa. É obvio.
Se o Banco de Portugal não retirou a idoneidade a Franquelim Alves, porque razão hão-de os leigos, os socialistas, a oposição, os jornalistas da SIC, e restantes indignados, lha retirar?
Tudo bem. Mas a questão é outra. Tu és inteligente e formada. Jornalista especializada nestas matérias. Eu nunca disse que o senhor era culpado, aliás , para ser sincero, nem me recordava dele. Eu estoumais preocupado com a maioria das pessoas, os que dão e tiram votos, ou seja, no preço que o PSD vai pagar por isto. Já agora, em tua opinião, porque será que o CDS - estou a recordar em particular o Eurodeputado Nuno Melo - se desmarcou desta polémica? Porque não querem levar por tabela!
Concluindo:
O problema da democracia é mesmo este. Muitas vezes não se tomam decisões certas ou tomam-se decisões meio coxas por isto mesmo, ou seja, o medo do eleitorado. É o risco da democracia.
A este propósito recordo aqui a expressão fantástica de um constitucionalistas francês, Georges Burdeau, para quem o "Estado é o troféu da política". Acho que está tudo dito!