por Maria Teixeira Alves, em 15.07.10
Um estudo do banco britânico Barclays revela que, segundo os seus cálculos, após os testes de "stress" que a União Europeia está a realizar aos bancos europeus, estes vão precisar de realizar aumentos de capital no valor de 85 mil milhões de euros. Só os bancos portugueses vão necessitar de 5,9 mil milhões de euros, de acordo com os mesmos cálculos realizados pela equipa de analistas liderada por Jeffrey Meli do Barclays.
Se a isto juntarmos as novas regras contabilísticas que estão para ser implementadas, conhecidas por Basileia III, e que vão exigir muito mais capitais para fazer face aos riscos, antevê-se um grande aperto para os accionistas dos bancos portugueses. Alguns deles já somam dívidas valentes... como é o caso de accionistas do BCP.
Onde é que vai haver dinheiro para tanto aumento e capital?
Só haverá um caminho vender, fundir, concentrar ....
Como é do conhecimento geral aEuropa está a realizar um total de 91 testes de "stress" aos maiores bancos da região. Estes bancos representam 65% do sector bancário europeu. Os resultados vão ser divulgados a 23 de Julho mas os detalhes dos testes só serão conhecidos no próximo mês de Agosto. Aguardemos!