Detesto esta frase de Picasso. A arte é para quem a pode fruir, seja em casa (uns felizardos) ou nos museus. O importante é procurar compreender o que se vê e é, portanto, preciso dar-se valor à educação para as artes.
Por isso é que não és um Picasso.. lol Ele está a falar da óptica de quem pinta... não se pintam quadros com o fito de decorar casas, para isso há outras profissões, igualmente dignas, mas menos geniais, diria eu... bjs sócio.
estás a falar de quem precisamente: um pintor de paredes? Sim e quem mais? Uma decoradora de interiores? Diz-me que gostaria de saber...
Segundo um livrinho do Alexandre de Melo o sistema das arte resume-se ao mundo dos galeristas. Ora, nas galerias vende-se arte. Logo se alguém compra um quadro, uma escultura etc., compra com o fito de a por em algum lugar: como decorar uma sala, um quarto ou, simplesmente, oferecer. Provavelmente haverá alguém que compre por comprar e, assim, ajudar os artistas, porque, salvo excepções, ninguém pode viver exclusivamente a arte! Logo é bonito o que Picasso disse mas não é inteiramente verdade, mesmo que no acto criador essa questão não seja colocada. É um pouco, como na literatura, a grande diferença entre Camilo e Eça: o primeiro escrevia para sobreviver o segundo já podia dar-se ao luxo de escrever quando lhe desse na gana!